quinta-feira, 8 de maio de 2008

Gatos e Cães

"- Que disparate! - declarou o Dr. Greysteel. - Quem já ouviu dizer que os gatos fazem alguma coisa útil?
- A não ser olharem-nos com um ar desdenhoso - disse Strange. - Isso tem uma espécie de utilidade moral, acho, ao originar que nos sintamos desconfortáveis, induzindo-nos a reflectir seriamente sobre as nossas imperfeições."
"Jonathan Strange e o Sr Norrell", by Susanna Clarke
.
Não sei dizer quantas vezes senti alguma coisa parecida com isto (ou terá sido exactamente isto?).
.
Também não sei contar as vezes que me perguntaram (ou perguntei...) "Gostas mais de cães ou de gatos?"
Normalmente gosto mais de gatos! Mas os cães... principalmente alguns cães... deixam-me sempre uma réstia de dúvidas quanto às minhas preferências.
.
E hoje tenho andado a pensar nisso. Porquê? Porquê uns ou outros (aliás, uns a outros...)?
.
Acho que tem a ver com a minha disposição no momento.
Os cães são dóceis, fiéis, sociáveis. Companheiros!
Os gatos também podem ser eventualmente sociáveis... mas são, essencialmente, selvagens!
.
É por essas e por outras que, às vezes, gosto mais de lobos...

Sem comentários: