sexta-feira, 17 de julho de 2009

Escolhas/Escolher


To Choose: Escolher

Escolher:
v. tr.
1. Fazer escolha de.
2. Preferir.
3. Estremar.
4. Separar.
5. Marcar.
v. intr.
6. Optar.

Isto para dizer que tenho andado, neste últimos dias, a pensar nesta coisa da nossa Vida, do dia-a-dia ao longo-termo, ser também (ou tão) condicionada pela(s) escolha(s) consciente(s) que fazemos.

Porque posso escolher, à partida, como orientar o meu dia. Posso escolher como enfrentar partes do dia, aquelas tais pessoas, aquelas tais tarefas. Posso escolher aproveitar os poucos momentos luminosos para compensar as horas escuras. Posso rir-me ou queixar-me. Posso respirar fundo (muito fundo...) ou chamar nomes. E blasfemar. Posso, afinal, direccionar-me, na forma como interajo, como penso, como actuo, como sinto. Posso predispôr-me.

Como se fosse uma Declaração de Princípios, pessoal e diária.




Fácil? Mas alguém disse que isso é fácil?



“We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard, because that goal will serve to organize and measure the best of our energies and skills, because that challenge is one that we are willing to accept, one we are unwilling to postpone, and one which we intend to win, and the others, too.”


John F. Kennedy’s address at Rice University, “We Choose To Go To The Moon,” September 12, 1962

Sem comentários: