quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Modernices


"Modernices", como diz aquele anúncio da 3ª Série do "Conta-me como foi..."

Sou, desde esta tarde, um feliz proprietário dessa nova modalidade de identificação, verdadeira revolução tecnológica do nosso País, que dá pelo nome de Cartão do Cidadão. Mesmo com uma foto meio talibã, que é como quem diz a preto-e-branco, cara de parvo e olhos esgazeados, que me dará direito, se tentar entrar nos terrenos do Tio Sam, a uma mais do que provável mirada de soslaio e a uma mão a pousar no coldre da arma, just in case...

Depois do toma-lá/dá-cá do novo cartão e dos furos para inutilizar o antigo BI, tirei mais uma senha e fui para a fila da DGV, no balcão mesmo em frente (sublinho o mesmo em frente), para alterar a morada da minha carta de condução.

Quando chegou a altura de preencher os devidos papéis, pergunta-me a sra pela minha naturalidade, ao que eu, naturalmente, respondi. Mas que não, não chegava, tinha de ver, como Tomé, que a minha palavra, para os devidos, não é tida como certa.

Estendi-lhe então o recém-recebido Cartão, motivo de orgulho nacional, cheio de cores e contraluzes, para dar o ênfase e a pretendida veracidade ao sítio que me viu nascer (no papel, que no terreno os tempos eram outros...).

Que não podia ser...
Cartão aqui não (obrigada, faltou dizer), aqui só mesmo bilhete, como nos tempos em que se ía ver a bola no peão.

Cartão aqui não, que não temos como ler e essas informações (como, já agora, a morada que tive de ditar e não mostrar) estão nesse chip amarelado.

Parafraseando a bem-intencionada senhora, "isto está muito mal feito! Só por ser ano de eleição..."

Cartão aqui não. Naquel'outro ali sim, mas só nesse balcão. Deste lado? Aqui, Cartão não...

1 comentário:

A oitava estrela a contar da lua disse...

Eu preferia a primeira designação que foi dada ao Cartão do Cidadão...o Cartão Único!

Pena terem mudado o nome...senão bem que podias ter mostrado o teu C.U. à parvalhona da DGV!!!